domingo, 10 de agosto de 2014

Principais Autores

Gregório de Matos Guerra (Boca do Inferno):  Nascido em Salvador no ano de 1633  e falecido em Recife em 1693, Boca do Inferno estudou em Coimbra, no Portugal, e se formou em direito. Recebeu este apelido graças as suas obras satíricas. Por não ter publicado seus poemas em vida e sabendo-se que o que se conhece da sua obra é resultante de inúmeras pesquisas, há duvidas sobre a autenticidade de vários textos que lhe são atribuídos. Suas obras permaneceram inéditas até o Séc.XX quando foram publicadas por Afrânio Peixoto entre 1923 à 1933. Sendo ele o primeiro poeta brasileiro, trabalhou com quatro modos de poesia diferente: religiosa, erótica, lirica e satírica.
 Padre Antônio Vieira: Nascido em Lisboa no ano de 1608 e falecido em 1697 na Bahia, padre Antônio Vieira veio para o Brasil aos sete anos de idade e entrou para Companhia de Jesus. Foi preso por dois anos pela Inquisição por defender posições favoráveis aos índios e judeus.Foi responsável pelo desenvolvimento da prosa no período barroco, era conhecido por seus polêmicos sermões.
Escreveu mais de duzentos sermões que privilegiavam a retórica e o encadeamento lógico de idéias e conceitos. Seus sermões eram divididos em três partes:Exórdio: Apresentação do assunto.Desenvolvimento: Defesa de uma ideia com base a argumentação.Peroração: Parte final.
Alguns sermões famosos:Sermão da Sexagésima(1655)Sermão do sucesso das armas portuguesas contras as holandesas(1640)Sermão de Santo Antônio(1654)
Bento Teixeira: Muitos de seus dado são incertos, inclusive seu nome, seus pais e seu local e data de nascimento. Veio para o Brasil jovem, estudou e ensinou no Colégio da Bahia. Foi acusado do assassinato de sua esposa e fugiu para Pernambuco e começou a trabalhar como mestre-escolar.Preso em Olinda em 1594, acusado de praticas de judaizantes foi processado pela Inquisição em mandado para Lisboa em 1595, onde e confessou e foi condenado a prisão perpétua em 1599. Morreu  depois de ser solto em 1600 depois de renegar o judaísmo. Seu único livro foi publicado um ano depois de sua morte, chamado Prosopopeia.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário